
Uma das questões que me colocam muitas vezes, e que já vi colocada por alguém que já tinha sido aprovado para adopção, é a questão da entrega da criança. A maioria das pessoas acha que um processo de adopção é muito demorado devido às burocracias, na verdade actualmente a maioria dos processos fica concluído dentro do prazo legal de seis meses. Como já disse aqui, o que faz demorar os processos de adopção é o facto de haver muito mais candidatos para adoptar que crianças em condição de ser adoptadas.
Muita gente tem a imagem das crianças que estão num centro de acolhimento, o mito dos coitadinhos sem família, à espera que chegue alguém e os escolha, na realidade isso não acontece, ninguém vai escolher uma criança, as crianças não são mercadorias que estão em exposição.
Quando nos candidatamos colocamos alguns limites: sexo, idade, raça, doenças, quando aparece uma criança que está dentro destes limites, a segurança social fala dessa criança aos candidatos e estes só a conhecem fisicamente após a terem aceite. A forma como é feita a entrega varia de caso para caso, em alguns casos existe um período de alguns dias até que a criança vai viver definitivamente com os pais, noutros nem isso.
No nosso primeiro processo ligaram-nos numa terça feira a dizer que queriam falar connosco, vieram cá a casa, falaram do N., após dizermos que sim que o aceitávamos, mostraram-nos uma fotografia e perguntaram se o podiam ir buscar, sem preparação, sem nada, se quiséssemos ficava já connosco.
Como vêem, não há escolhas, estamos a falar de crianças, não de carros, de roupa ou de algo que esteja em exposição,
Esta semana soube que entregaram uma criança que estava há três anos à espera de uns pais a uma família que estava há quase três anos à espera de um filho, há algo de muito errado nisto tudo, porquê é que a criança teve que esperar 3 anos se aqueles pais já lá estavam? E como aqueles muitos outros. Para que serve uma base de dados nacional? ela existe mesmo?
Jorge
PS:imagem retirada da internet
De juju a 10 de Novembro de 2008 às 15:43
e porque esta criança esperou 3anos para ser adoptada se existem tantos candidatos a espera?
De
Ana a 11 de Novembro de 2008 às 16:35
Olá Jorge,
Compreendo perfeitamente o teu cometário. Não existem escolhas são linhas orientadoras que nos caracterizam na tal "lista nacional", pois no meio de uma lista com muitos nomes tem que existir características que nos definam como casal, para que a criança seja atribuida.
A explicação que me foi dada quanto à lista e possivel demora foi precisamente que tratando-se de crianças a escolha dos candidatos é mais complicada do que uma normal fila de espera e nem sempre a criança que surge para adopção se adequa ao casais há mais tempo á espera. E depois há distritos onde não há pessoal suficiente dedicado à adopção e como tal os processos arrastam-se.
Mas é mais um assunto que deveria ser revisto no nosso país, entre tantos outros.
Beijoka
PS: Fiz um post megalomano no meu blog sobre adopção. Se quizeres e axares adequado publica aki.
Olá
Pois, há muitas explicações e desculpas....
Já lá vou ver o post... obrigado
Jorge
Gostariamos de deixar aqui o link para o nosso blog para que visitem e deixem a vossa opinião:adoptarsemproblemas.blog.com
Obrigada.
Comentar post