Domingo, 20 de Setembro de 2009

Adopção:E o sonho vai morrendo

Adopção, e o sonho vai morrendo

 

Chamo-me Susana, somos um casal infértil jà hà 19 anos. Inscrevemo-nos na adopção em Março de 2004 para uma criança até 1 ano sem preferência de sexo, caucasiana, e sem problemas. Disseram-nos logo que era muto complicado, porque eu na altura tinha 34 anos e o meu marido 42 respectivamente.

 

Mesmo assim, passados 6 mêses o nosso processo estava concluido e estavamos aprovados para adoptar uma criança.


Desde essa altura e até 2008 a única palavra que tiveram conosco foi simplesmente uma carta que recebemos em 2006 a perguntarem se ainda estavamos interessados em mantermos o processo, obviamente que a resposta à carta foi afirmativa.


Em 2008 decidimos deslocarmo-nos à Segurança Social de Lisboa (minha área) para saber como estava a decorrer o nosso processo. Se quando me inscrevi a lista de espera estava em 4 a 5 anos, o que nos foi dito em 2008 é que as listas de espera estavam em 7 anos e que tinhamos que esperar, perguntei se podiamos alongar a idade da criança, foi-nos dito que não valia a pena, que quem espera 5 anos também espera mais 2.


Esperar...esperar...esperar...como se diz a um casal que espera 5 anos por um filho do coração para continuar a esperar? 


Em Maio fiz uma carta ao Director da Segurança Social a pedir resposta em relação ao nosso processo. A resposta foi a mesma...7 anos de espera para uma criança no distrito de Lisboa.


Estou a pensar fazer um mail, mas sinceramente não sei se vale a pena.


Neste momento tenho 39 anos e o meu marido 48. Muito provavelmente outros casais já passaram à nossa frente porque são mais jovens, mas quando nos inscrevemos também eramos jovens...


Passaram 5 anos e meio, não sei quantos mais terão que passar...não sei se quando fizer os 7 anos de espera a lista não sobe para os 10...não sei...só sei que desejamos muito um filho, temos um amor imenso para dar, e sei que está uma criança algures à espera do nosso amor, mas sem saber muito bem porque é que nos nos privam dessa oportunidade.


Susana Pina

A Susana é a autora do Blog Sonho ter um Filho

publicado por Missão Criança às 21:21
link | favorito
De sonhoterumfilho a 20 de Setembro de 2009 às 23:26
Obrigado Jorge por este post, e pelo convite que me fez, mas sabe, é que tenho escrito muito pouco sobre o meu processo de adopção porque sempre que escrevo alguma coisa vem sempre alguém que me diz que devo adoptar crianças mais velhas. Acho que isso tem a ver com o desejo e os critérios do casal, e custa-me imenso estar sempre a "ouvir" as mesmas acusações. Será que estou a pedir muito querer adoptar uma criança até um ano? Ou até 2 ou 3 se me tivessem aceite o alargamento da idade na altura? Quando geramos um filho, ele também não nasce com 6 anos ou com 10 ou 11...nunca fui mãe, quero passar por todas as experiências da maternidade, por todas as fazes da vida de uma criança, isso é pedir muito??? Porque é que têm as crianças anos e anos nas Instituições à espera da resolução da sua vida? Afinal de quem é a culpa? Dos casais que quwrem adoptar bebes? Mais uma vez a culpa recai sobre quem quer adoptar e não no sistema?
E porque é que alguns casais conseguem adoptar bebés? Porquê? Alguém me explica como se eu fosse "muito burra?"
Desculpe Jorge, mas sinto-me mesmo muito triste, desiludida e revoltada, infelimente cada vez vejo mais longe a realização do meu sonho .

Susana
De Patricia a 21 de Setembro de 2009 às 10:42
Susana

Não me leve a mal no que lhe vou dizer, mas um filho adoptado, não deve ser a substituição do filho que não se conseguiu gerar no seu próprio ventre. A adopção não deve ser uma via de recurso. O seu filho adoptivo merece muito mais do que ser uma SEGUNDA ESCOLHA. Por isso é que só consegue em pensar adoptar bebes ,caucasiano e sem problemas de saúde, porque o processo de adopção, está muito centrado em si e no seu eu, e no seu sonho. Claro que todos temos sonhos...mas também todos crescemos e amadurecemos e talvez esteja na altura de pensar no sonho-de-ter-umfilho, também na perspectiva de: sonho-de-ter-uma-mãe.
De Domi a 21 de Setembro de 2009 às 22:20
Olá Susana!

Eu compreendo perfeitamente o seu desejo de ser mãe e de passar por todas as fases do desenvolvimento de uma criança, quando as pessoas criticam essa questão da idade, raça e outras características acho que não deve ser visto como um ataque pessoal... porque não acho que seja isso.

Já se sabe há muito tempo que não há muitas crianças pequenas para adopção em Portugal, se as pessoas tivessem mais abertas à possibilidade de adoptar uma criança mais velha poderia acelerar o seu processo e seria mais uma chance de uma dessas crianças conseguir arranjar um lar, uma família.

Concordo um pouco com a Patricia quando ela diz que a maioria das pessoas quando só querem um bebé é porque a adopção está a ser vista como um recurso, uma segunda escolha e é uma opção feita com base no desejo de ser pai ou mãe e não de dar um lar a uma criança que não tenha.

Claro que cada casal é que faz as suas opções e têm lógica para o casal, não foi como ir às compras e decidir entre uma camisola azul ou rosa... foram características discutidas e ponderadas entre o casal. Têm todo o direito de saberem o que querem e de fazer essas "restrições", são vocês que vão adoptar e só vocês podem tomar essas decisões. Maaaaassss..... (há sempre um mas! LOL)

Mas, infelizmente a verdade é esta: não há bebés para toda a gente!!! E sendo assim, as pessoas deviam ser mais abertas para serem flexíveis com as suas pretenções.

Eu entendo que está farta de "ouvir" pessoas como eu a dizerem que deviam adoptar crianças mais velhas, ou de outra etnia, blá blá blá... mas "nós" também temos razão para dizer este tipo de coisas. Nem toda a gente vê a adopção como um recurso, pois quem não é infértil não consegue nunca saber realmente a dor que é. Eu pessoalmente vejo a adopção como um acto de amor, de uma pessoa ou um casal que quer dar um lar a uma criança que não tem. Nunca vi a adopção como um meio de ter uma criança porque físicamente não pode... e como as pessoas são todas diferentes existem então estas opiniões diferentes. Uns acham bem que os candidatos tenham uma escolha e outros não. Eu até acho que não deviam ter escolha nenhuma, cada casal devia ser avaliado no âmbito de descobrir que tipo de criança é que esse casal é capaz de criar e fazer propostas com base nisso.

Já estou a escrever demais... o ponto era: quando as pessoas dizem que devia adoptar uma criança mais velha não é um ataque pessoal (ou não devia ser) e não devia ficar frustrada nem chateada com esses comentários. Toda a gente tem alguma lógica para dizer o que dizem e acho que quando uma pessoa sugere que adopte uma criança mais velha, tanto é a pensar em si e no seu marido para acelerar os processos, como nas crianças todas que acabam por crescer em instituições e nunca chegam a saber o que é ter uma família que os ame e um lar para se sentirem seguros. Não se me fiz entender bem porque eu "falo" muuuuuuuito! Mas espero que tenha feito algum sentido para si ;)

Dominique
De Jorge Soares a 21 de Setembro de 2009 às 23:06
Olá

Este teu comentário dava um post...se calhar vai dar.

Para já, só quero comentar esta tua frase:
"Eu pessoalmente vejo a adopção como um acto de amor, de uma pessoa ou um casal que quer dar um lar a uma criança que não tem"

Na verdade, isto não é o que acontece com a grande maioria das pessoas que quer adoptar, a verdade é que as pessoas vão adoptar porque querem um filho, haverá excepções, mas as pessoas querem um filho, o facto de isso ir permitir que uma criança passe a ter uma família também é importante, é claro, mas o mais importante é termos um filho.

A adopção não é um acto de caridade, as crianças não são os coitadinhos que estavam sem pais e nós não somos os benfeitores... não tentes ver isso dessa forma, porque não corresponde À realidade.

A adopção é antes de mais um acto de egoísmo por parte de pessoas que na maior parte dos casos estão desesperadas por ter um filho, pessoas que sofrem durante anos porque não conseguem engravidar e que depois sofrem durante anos numa espera dura e revoltante.

Mas é necessário passar por isto para poder entender.
Jorge Soares
De Ana Dias a 22 de Setembro de 2009 às 17:16
É verdade! Só quem passa por isto é que consegue entender!
Anos e anos de sofrimento, sem ter um único filho, à espera que a S.Social se lembre de nós, depois de nós vermos tantos casais mais novos passarem-nos a frente e conseguirem adoptar crianças pequenas!
Deste lado, acreditem, não é nada fácil ter paciência...
Ana dias
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Como falar sobre adoção

. Adopção. João tinha uma m...

. Mundos de Vida - Nós pode...

. De que lado está? Saber e...

. Pedido de ajuda em trabal...

. E num só ano a cegonha ve...

. Pedido de ajuda em trabal...

. Eu sou contra a adoção

. Adopção: de novo as crian...

. Mundos de Vida - Crianças...

. Coisas que realmente faze...

. [casa sem mãe é um desert...

. Adopção, ao cuidado de qu...

. O que é um processo de ad...

. Apadrinhar crianças da Gu...

. Conferência a Adopção e a...

. Sobre a adopção internaci...

. Adopção, ao cuidado de qu...

. Conferência: Eu quero ado...

. [uma história de amor] e ...

. Como entrego o meu bebé p...

. Adopção.... é amor!

. Ao cuidado de quem está à...

. Porque é que eu haveria d...

. Adopção, palavras de uma ...

. 1.º Congresso Internacion...

. Movimento Adopção Interna...

. Ainda as adopções falhada...

. Da adoção e da dificil ar...

. Adopções falhadas

.mais comentados

.arquivos

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Maio 2014

. Dezembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

.links

Autenticação Moblig
blogs SAPO

.subscrever feeds