Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2013

O que é um processo de adopção?

o que é um processo de adopção?

Imagem minha do Momentos e Olhares

 

Há coisas que me irritam, coisas para as que não tenho paciência.... tenho por norma tentar não falar daquilo que não sei, se alguma coisa me interessa vou ao Google e procuro, por principio não discuto o que não domino e claro, quando acho que tenho razão, não me calo e defendo o meu ponto de vista até à exaustão... a dos outros, que eu tenho que ficar sempre com a última palavra.

 

Uma das coisas que me irrita profundamente é ler uma e outra vez o seguinte: "Eu gostava muito de adoptar, mas os processos são tão complicados e burocráticos" A sério, fico mesmo irritado, houve uma altura em que deixava sempre um comentário, já fosse num blogue ou num site qualquer... cheguei a escrever mails a jornalistas a explicar como é um processo de adopção e como é simples.... sim, simples... 

 

Na verdade um processo de avaliação não tem nada de burocrático ou de complicado, são duas entrevistas com assistentes sociais e psicólogas, e uma visita domiciliária... querem coisa mais simples que isto?... agora também há a formação, são 3 ou 4 sessões a ouvir falar do processo e de casos de adopção. Se a segurança social cumprir os prazos e não usar desculpas esfarrapadas, isto não demora mais que seis meses.. simples e sem burocracias nenhumas.

 

Na realidade as pessoas confundem a avaliação com a espera pela criança.. o mais complicado de tudo isto é saber gerir a espera... há quem após ser avaliado espere semanas, há quem espere meses, há quem espere anos... mas de novo isto não tem nada a ver com burocracias.. isto só tem a ver com as expectativas e desejos de cada um...

 

Há quem não tenha grandes desejos e expectativas e tenha as crianças à sua espera... sim, porque como vimos há uns dias neste post, há crianças à espera...são mais de quinhentas... e há quem consiga descrever o filho que quer com tal luxo de detalhes que este nunca aparece... e passam os anos e as pessoas estão à espera.... e claro, há que deitar a culpa a alguém... as ditas complicações e burocracias...

 

Todos lemos aquela carta daquela criança e temos muita pena dela... mas apesar de que o post foi divulgado por tudo o que é site de adopção deste país.. no fim contam-se pelos dedos de uma mão as pessoas que se mostraram interessadas ... e algumas ainda nem eram candidatos.

 

O verdadeiro problema é que em há em Portugal muitos mais candidatos à adopção que crianças para adoptar... e a segurança social não faz milagres ... nem pode ir comprar crianças branquinhas e perfeitinhas para as entregar a quem espera... não, eles tem que esperar que elas nasçam e sejam abandonadas ou retiradas à família... e felizmente isso não acontece muito...

 

Por favor, quer mesmo adoptar?  Informe-se, pergunte, mas não deite a culpa para coisas que não existem.... e tente não ser muito exigente, porque uma criança é sempre uma criança e nós é que temos que a conquistar e aprender a amar.

 

Por certo, o processo de adopção é aquele que corre no tribunal após recebermos a criança e que serve para dizer que para todos os efeitos legais e morais, passamos a ser pais dela.

 

Jorge Soares

 

Do Blog O que é o Jantar?

publicado por Jorge Soares às 13:30
link do post | comentar | favorito
|
17 comentários:
De MARIA a 29 de Janeiro de 2013 às 17:16
Sr. Jorge,

Já agora vou perguntar-lhe uma coisa:
Porque haveria de ser o Sr. a fazer uma denuncia por outra pessoa, estando ao mesmo tempo a prejudicar o processo dessa pessoa? Acha correto essa atitude! Se quisesse fazer a denuncia eu mesmo a teria efetuado, no entanto todos sabemos que ao estarmos a expor os nossos casos com nomes e datas reais seremos prjudicados, assim lhe dei nomes e datas indicativas, no entanto só para lhe dizer que não tem razão quando diz que o processo de avaliação nunca leva mais de seis meses, pois como sabe existem vários distritos do país em que demora. Agora também lhe digo, se passou duas vezes pelo processo os meus parabéns pois também á segunda vez o processo não é completo e se já teve formações não as volta a ter nem tem entrevista psicológica. No entanto sinta-se á vontade para não publicar estes meus ultimos comentários e só lhe peço que quando escreve a a criticar quem acha que os processos são demorados e burocráticos efetivamente existem zonas do país onde são, acredite nessas pessoas e não critique de animo leve, pois muitas dessas pessoas desejam desesperadamente adotar, uma criança para preencher o espaço do filho que nunca tiveram e muitas ainda do que não podem ter!

Os meus melhores cumprimentos.
De Jorge Soares a 29 de Janeiro de 2013 às 19:42
Se se der ao trabalho de ler tudo o que já aqui escrevi, vai ver que sim, que eu sou dos que critica a segurança social, e não o faço só aqui, também o fazia directamente Às assistentes sociais quando estava no processo..

Por acaso já tinha conhecimento do que se passa em Setúbal, inclusivamente de que utilizam a formação como desculpa para demorarem anos a fazer as avaliações... mas sabe de quem é a culpa?, nossa, de si, de mim, de todas as pessoas que passam por lá e não exigem que elas cumpram a lei... eu percebo que não queira dar o o seu nome, percebo que tenha medo de ser prejudicada porque denuncia a situação, mas se ninguém o fizer como é que as coisas vão mudar?

É muito fácil vir para aqui dizer que eu não tenho razão e que não é verdade que sejam só seis meses.. mas a senhora sabe tão bem como eu que a lei diz seis meses, se ninguém se queixar como é que isso vai mudar?

Mas repito de novo, nada disto vai contra o que eu escrevi no post... que não deixa de ser verdade a juntar ao facto de que há distritos onde a segurança social brinca com os candidatos.

Por certo, a criança de que falo noutro post continua à espera, não se candidata?

Jorge Soares

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2014

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Como falar sobre adoção

. Adopção. João tinha uma m...

. Mundos de Vida - Nós pode...

. De que lado está? Saber e...

. Pedido de ajuda em trabal...

. E num só ano a cegonha ve...

. Pedido de ajuda em trabal...

. Eu sou contra a adoção

. Adopção: de novo as crian...

. Mundos de Vida - Crianças...

. Coisas que realmente faze...

. [casa sem mãe é um desert...

. Adopção, ao cuidado de qu...

. O que é um processo de ad...

. Apadrinhar crianças da Gu...

. Conferência a Adopção e a...

. Sobre a adopção internaci...

. Adopção, ao cuidado de qu...

. Conferência: Eu quero ado...

. [uma história de amor] e ...

. Como entrego o meu bebé p...

. Adopção.... é amor!

. Ao cuidado de quem está à...

. Porque é que eu haveria d...

. Adopção, palavras de uma ...

. 1.º Congresso Internacion...

. Movimento Adopção Interna...

. Ainda as adopções falhada...

. Da adoção e da dificil ar...

. Adopções falhadas

.mais comentados

.arquivos

. Outubro 2014

. Agosto 2014

. Maio 2014

. Dezembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.tags

. todas as tags

.links

.Visitas

Autenticação Moblig
blogs SAPO

.subscrever feeds